Vamos Plantar




Mãos na terra – Vamos Plantar!


  • Preparar o solo

O solo dever ser rico em húmus (uma substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos). A terra deve estar solta para uma boa drenagem e oxigenação.

  • De pá na mão

Começa por revirar o solo (cerca de 20 a 30 cm de profundidade), partindo os bocados de terra existentes e retirando raízes, ramos, folhas ou outros objetos enterrados que não pertencem ao seu novo jardim!

Plantar, plantar, plantar, plantar, plantar!

Das plantas que a professora te entregar, remove as folhas ou ramos em excesso para as raízes suportarem menos peso e “pegar” mais rapidamente. Coloca as estacas em pequenas covas escavadas na terra. O pé deve estar ao nível ou ligeiramente abaixo do solo. Apoia a planta com terra para que ela se mantenha firme e de pé.

  • Cuidados diários

Rega com frequência ao longo das semanas seguintes para que o solo esteja sempre húmido. Vigia a saúde das tuas novas plantas. Mantém a terra do teu jardim limpa e livre de ervas daninhas.



Image and video hosting by TinyPic
NOTA - revê o vídeo!





  • "Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas" 
é um livro didático, em três capítulos, que recomendo:
I - A qualidade das plantas medicinais e aromáticas;
II - Constituintes ativos das plantas medicinais e aromáticas e suas principais ações farmacológicas;
III - Fitotecnia das plantas medicinais e aromáticas.
Neste livro são dadas indicações importantes para a obtenção de plantas com qualidade e para o conhecimento da sua composição. Aborda os aspetos relativos à sua cultura: preparo do terreno, adubação e plantio, rotação de culturas, pragas e doenças mais comuns, colheita, secagem e armazenamento.

Autores: Cunha, A. Proença; Gaspar, N.; Roque,O.
Editora: Fundação Calouste Gulbenkien, 2013, 2ª edição

Sem comentários:

Enviar um comentário